terça-feira, 19 de outubro de 2010

Cheias no Vietname já fizeram 41 mortos

Pelo menos 41 pessoas morreram e 15 foram dadas como desaparecidas nas inundações que atingiram o centro do Vietname.
A Federação Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho lançou na segunda-feira um apelo de fundos de mais de um milhão de francos suíços (cerca de 770 milhões de euros) para ajudar meio milhão de sinistrados.
Todas as vítimas foram contabilizadas nas províncias de Nghe An, Quang Binh e Ha Tinh, onde um veículo foi arrastado na segunda-feira pela água. Pelo menos 15 dos seus passageiros desapareceram.  
"Pensamos que o veículo transportava entre 33 e 37 pessoas, das quais 18 foram salvas", afirmou Tran Van Long, chefe-adjunto da polícia no distrito de Nghi Xuan em Ha Tinh, acrescentando que "o veículo ainda não foi localizado devido às fortes correntes".  
A circulação rodoviária, nomeadamente na estrada nacional Norte-Sul, e ferroviária regista perturbações, chegando mesmo a ser interrompida.  
As autoridades locais multiplicaram esforços para garantir a segurança dos residentes e fornecer alimentos, água potável, medicamentos e coletes salva-vidas às pessoas que vivem na região atingida.  
Na segunda-feira, as autoridades indicaram que 150 mil casas e centenas de milhares de hectares de culturas ficaram inundadas e que pelo menos 116 mil pessoas foram retiradas.  
No início de Outubro, as inundações tinham já feito pelo menos 64 mortos e causaram danos materiais no valor de mais de 100 milhões de dólares nesta região, uma das mais pobres do país, frequentemente atingida por catástrofes naturais.   





Beatriz Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário