sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Ciência com humor vence prémio Nobel

Dupla de cientistas russos descobriram carbono que pode revolucionar a informática, mas também fizeram rãs voarem.
Uma dupla de cientistas pouco convencional foi premiada ontem (5 de Outubro) com o Prémio Nobel da Física. Os físicos de origem soviética André Geim e Konstantin Novoselov levaram a honraria por terem descoberto, em 2004, o potencial substituto do silicone na electrónica. Ao longo da carreira, ficaram famosos por terem tirado da Ciência o rótulo de ‘chatice’. Afinal, as suas pesquisas incluem rãs que levitam e fita adesiva inspirada nos lagartos.
O Comité Nobel recompensou a sua descoberta de 2004: o grafeno, um tipo de carbono extremamente fino e duro, que pode revolucionar a informática. Mas o Comité também destacou o humor dos pesquisadores. “O humor é uma de suas marcas, aprende-se sempre algo no processo e, quem sabe, pode até ganhar o maior dos prémios”, afirma o Comité no comunicado de atribuição do Nobel.
Num de seus mais famosos estudos, Geim fez rãs levitarem-se utilizando um poderoso íman, o que lhe valeu no ano 2000 dividir um prémio "Ig Nobel", a paródia americana dos prémios Nobel.
Noutra pesquisa que deu o 
 que falar, eles desenvolveram um tipo de fita adesiva sintética, mas sem cola, inspirada nos milhões de pelos das patas dos lagartos.
O próprio grafeno foi isolado com o auxílio de dois objectos simples: um pedaço de fita adesiva e uma lâmina de grafite de lápis.

 













(http://odia.terra.com.br/portal/mundo/html/2010/10/ciencia_com_humor_vence_premio_nobel_114990.html)
(http://images.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2010/geim_postcard.jpg)
(http://images.nobelprize.org/nobel_prizes/physics/laureates/2010/novoselov_postcard.jpg)
Daniel Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário