sábado, 23 de outubro de 2010

Cientistas descobrem na Amazónia nova espécie de peixe que come madeira

Cientistas identificaram uma nova espécie de peixe que se alimenta de madeira, em expedição realizada entre 21 de Julho e 3 de Agosto deste ano. A descoberta foi feita durante o projecto "Revisão da Fauna Aquática no Parque Nacional do Alto Purus", financiado pela Fundação Nacional de Ciência.
A expedição marcou a terceira etapa de um estudo feito durante três anos para documentar a vida aquática dos departamentos de Ucayali e Madre de Dios, nas cabeceiras dos Rios Yurúa e Purus, no Peru.
Integrante da equipa de cientistas da expedição, o brasileiro Paulo Petry, professor associado do departamento de Ictiologia no Museu de Zoologia explica que os exemplares encontrados da espécie são os primeiros que permitirão a retirada de tecidos para fazer análises genéticas.
O peixe identificado é de uma nova espécie de panaque, um tipo de peixe siluriforme que come madeira, segundo Petry.
O grupo tem dentes em forma de colher, que são adaptados a raspar os troncos de árvores que caem nos rios. Petry explica que existem cerca de 12 espécies de peixes siluriformes que comem madeira, distribuídos por grandes bacias hidrográficas na América do Sul. Várias delas são endémicas e têm uma distribuição relativamente restrita. "A espécie que recolhemos é a de maior porte que se conhece, chegando a 70 cm de comprimento." - conta Petry.
Indígeneas na região do Purus já conheciam o peixe, segundo o professor. "Eles chamam-lhe  ishgunmahuan no idioma sharanahua "- diz.


http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/09/08/cientistas-descobrem-na-amazonia-nova-especie-de-peixe-que-come-madeira-917580192.asp


André Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário