quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Cientistas propõem viagem sem volta a Marte


Quando Barack Obama tomou posse, ele afirmou que era preciso rever os projectos de voos tripulados da NASA.
Embora tenha dito que poderia ser possível enviar o homem a Marte até 2030, o efeito mais imediato da nova política espacial da NASA foi o possível cancelamento do projecto de retorno à Lua.
Imagem trabalhada computacionalmente
Mas talvez haja uma alternativa, uma missão que seja mais simples e mais barata e que viabilize a chegada do homem a Marte.
Para isso, basta que seja uma viagem sem volta, ou seja, uma viagem para astronautas que aceitem o desafio de ir para Marte sem qualquer plano de voltar à Terra.
Os físicos Dirk Schulze-Makuch e Paul Davies - que apresentaram a ideia de levar o Homem a Marte só de ida - consideram que, embora tecnicamente factível, uma missão tripulada de ida e volta a Marte é improvável num horizonte de tempo razoável - principalmente, segundo eles, porque seria um projecto incrivelmente caro, tanto em termos financeiros quanto em sustentação política.
Como a maior parte do gasto está ligado à necessidade de trazer os astronautas de volta em segurança, uma missão só de ida poderia não apenas reduzir os custos a uma fracção do projecto inicial, como também marcar o início da colonização humana de longo prazo do planeta.
Rocha curiosa encontrada em Marte.
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=cientistas-propoem-viagem-sem-volta-marte&id=010830101025)
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010830101025-missao-marte-2.jpg)
(http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/imagens/010830101025-cranio-marte.jpg)
Daniel Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário