segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Colômbia: Vulcão que matou milhares em 1985 entra em actividade

O vulcão colombiano Nevado del Ruiz, que há 25 anos matou 23 mil pessoas, está novamente em actividade sísmica, registando desde quinta-feira 1100 movimentos, segundo o Observatório Vulcanológico e Sismológico de Manizales.
Segundo o organismo, a magnitude máxima registada foi 1.93 da escala de Richter e ocorreu às 05:26 de 1 de Outubro de 2010 (11:26, hora de Lisboa).
A actividade sísmica verificou-se na cratera Arenas, tendo aumentado a quantidade de dióxido de enxofre libertado para a atmosfera.
Habitantes das aldeias circundantes ao vulcão sentiram um forte cheiro a enxofre e, às primeiras horas da manhã, foi observada uma coluna de gás, de cor branca, sobre o cume do Nevado del Ruiz.
O Observatório de Manizales já alertou para o facto de o vulcão retomar "o seu nível de actividade anterior se aumentar o seu desequilíbrio".
A 13 de Novembro de 1985, o vulcão Nevado del Ruiz entrou em erupção e causou uma avalancha de lava que soterrou o município de Armero, na província de Tolima, matando 23 mil pessoas.
Na altura, foi considerado o pior desastre natural da Colômbia.

Fonte: Diário Digital
Daniel Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário