sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Estudo diz que insectos, morcegos e aves são atraídos pela cor das turbinas eólicas

A cor das turbinas eólicas, a maioria pintadas de branco ou cinzento, atrai insectos e, por consequência, os morcegos e as aves que deles se alimentam, revela hoje um estudo que explica assim a razão da mortalidade destes animais por aquelas estruturas.
“Tem-se pensado que os insectos possam ser atraídos para as turbinas eólicas por alguma razão e que, por sua vez, isto possa atrair espécies insectívoras, como as aves e morcegos, na sua busca por alimento”, explica Chloe Long, da Universidade britânica de Loughborough, à BBC. “Mas ainda nenhum estudo olhou em detalhe para que espécies de insectos podem ser atraídas nem porquê”, salientou.

Agora, Long e os colegas James Flint e Paul Lepper publicaram um artigo na revista “European Journal of Wildlife Research” sobre a atracção dos insectos pelas turbinas, nomeadamente a influência da cor da tinta das torres eólicas.

Os cientistas estudaram quantos insectos eram atraídos por um determinado padrão de cores, incluindo o branco, cinzento claro e escuro, azul, vermelho e roxo. “A nossa maior descoberta neste estudo foi que a cor da turbina pode ter um impacto significativo na atracção dos insectos, tanto de noite como de dia”, explicou à BBC Chloe Long.

Entre os insectos mais atraídos estão os mosquitos, moscas, traças e borboletas. A cor menos atractiva foi o roxo. Mas isso não implica que todas as turbinas sejam pintadas dessa cor, advertem os investigadores; implica, isso sim, que alterar a cor de uma turbina pode ter um profundo impacto no número de insectos que atrai e, por consequência, o número de aves e morcegos que os seguem.

O estudo também concluiu que os componentes infravermelhos e ultravioleta nas cores da tinta, que os humanos não conseguem ver mas os insectos sim, também têm um impacto significativo, com os níveis mais elevados a atrair mais insectos. “Se a solução fosse tão simples como pintar as torres eólicas de uma cor diferente, isso poderia ser uma estratégia de mitigação eficiente”, disse Long. Mas a verdade é que existem outros factores a considerar, como o calor que é gerado pelas turbinas.
(Paulo Pimenta - http://www.destakes.com/redir/f9d8e9b1b3ce7becaa5a1415f55b59e6)
Catarina Fitas

Sem comentários:

Enviar um comentário