quarta-feira, 27 de outubro de 2010

NASA descobriu uma quantidade massiva de água no pólo sul da Lua

Cientistas da Agência Espacial Norte-Americana (NASA) descobriram 155 quilos de água, no estado sólido e gasoso, no pólo sul da Lua, mais concretamente na cratera Cabeus, na sequência do impacto da LCROSS (Satélite de Detecção e Observação de Crateras Lunares), em Outubro do ano passado.
Anthony Colaprete, principal investigador do programa LCROSS disse à revista Science: “É uma quantidade de água relevante e está na forma de pequenos cubos de gelo. São boas notícias porque é muito mais fácil trabalhar com cubos. Não teremos de aquecê-los muito. À temperatura ambiente de uma sala acabam por derreter, sendo possível decantar eventuais impurezas.”.
Colaprete afirma ainda que “se num raio de dez quilómetros calculado a partir do local de impacto existir 5% de água, teremos à nossa disposição cerca de 3,7 milhões de metros cúbicos. Não estou a dizer que é o que lá está, mas dá uma boa ideia da quantidade de água que lá poderá estar”.
Há que salientar que a zona onde se encontra a cratera de Cabeus, é uma das zonas mais frias do nosso Sistema Solar, podendo atingir temperaturas entre os -248ºC e os -73ºC.


Rita Brito

Sem comentários:

Enviar um comentário