domingo, 24 de outubro de 2010

Rio Negro baixa seis centímetros e bate recorde, diz Serviço Geológico

          Nível chegou a 13,63 metros, em Manaus, neste domingo. Trinta e oito municípios do estado já decretaram emergência.
          O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) informou que o nível do Rio Negro baixou seis centímetros entre sábado (23) e domingo (24) e bateu um recorde histórico. Segundo o gerente de hidrologia Daniel Oliveira, o índice chegou a 13,63 metros. Antes disso, o nível mais baixo havia sido registrado em 1963: 13,64 metros. A medição é realizada há 108 anos.
Outros rios da Amazônia também registram baixas. Na sexta-feira (22), relatório do CPRM apontou baixa recorde do Rio Amazonas, na estação de medição de Parintins. Na quarta-feira (20), o nível estava 10 centímetros abaixo do menor já visto anteriormente, em 1997.
      Seca
          A seca no Amazonas já fez com que 38 dos 62 municípios do estado decretassem situação de emergência, segundo a Defesa Civil. Mais de 62 mil famílias foram afetadas pela estiagem e pelo baixo nível dos rios, informa o governo.
          Em um dos afluentes do Rio Negro, as casas flutuantes agora estão sobre o leito. Canoeiros ficaram sem trabalho. “Dois meses e meio de trabalho parado, sem renda, sem qualquer atividade”, diz Adonis Custódio.
         No encontro das águas, onde o Rio Negro se junta ao Solimões, ilhas de pedra e argila aparecem pela primeira vez.




Menino brinca em parte do leito do Rio Negro que ficou sem água, perto de Manaus.


Imagem : http://www.portalms.com.br/noticias/detalhe.asp?cod=959593585
Noticia : http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1060703&tit=Rio-Negro-baixa-seis-centimetros-e-bate-recorde-diz-Servico-Geologico



                                                                                                                                João Magalhães
      

Sem comentários:

Enviar um comentário