quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Sismo de 6.0 na Escala de Ritcher sentido em Portugal

Epicentro a 265km de Lisboa. Sentido em várias zonas do país. Seguiram-se oito réplicas de menor intensidade.

Um sismo de 6.0 na escala de Richter foi sentido durante vários segundos ao início da madrugada em várias zonas do país.
Segundo o Sistema Geológico dos Estados Unidos (USGS), tratou-se de um terramoto com magnitude de 5.7, ocorrido às 01:37, 100 km a Oeste-Sudoeste do Cabo de S. Vicente, a 185 km de Faro e 265 km de Lisboa, a 10 quilómetros de profundidade. O Instituto de Meteorologia aponta para um grau de 6.0.

O maior sismo em 40 anos
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido em todo o território do Continente, verificando-se que a intensidade máxima foi de V (escala de Mercalli modificada) na região de Lagos e Portimão.
A Autoridade Nacional de Protecção Civil registou, até às 03:47, oito réplicas do sismo sentido à 01:37 em Portugal Continental, todas de magnitude inferior e que não provocaram danos, refere a Lusa.
Pedro Araújo, comandante de permanência às operações do Comando Nacional da Autoridade de Protecção Civil, adiantou que a magnitude das réplicas variou entre 1,3 e 2,3 na escala de Richter e foram sentidas em todo o território de Portugal Continental.
O sismo teve a duração de alguns minutos, mas apenas foi sentido pelas pessoas durante cinco a oito segundos.
Na capital, o abalo foi sentido com intensidade, mas há registos em várias zonas do país, nomeadamente no Alentejo e Algarve, mas também no centro e norte do país.
Segundo relatos publicados no site da USGS, pessoas sentiram o sismo em locais como Abrantes, Aveiro, Seia e Vila Nova de Gaia, ou Rabat e Tetouan (Marrocos) e Sevilha e Huelva (Espanha).

http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/terramoto--sismo-lisboa-portugal-tvi24/1110687-4071.html
http://www.netxplica.com/images/tectonica/sismo.17-12.1.jpg

André Silva



Sem comentários:

Enviar um comentário