domingo, 17 de outubro de 2010

Turquia - Terramoto mata 57

Imagem da aldeia de Orkçular, atinginda por forte sismo.

















Às 4h32 da madrugada um sismo de grau 6 na escala de Richter vitimou mortalmente 57 pessoas e causou cerca de meia centena de feridos na Turquia.

O epicentro do sismo situou-se em Karakoçan, na província de Elazig, que se situa sobre a falha sísmica activa da Anatólia Oriental. O parque habitacional desta província é predominantemente constituído por construções de adobe, com pouca resistência aos sismos.
Depois do sismo, registou-se cerca de vinte réplicas, a mais forte das quais com o grau 5,5, segundo a Agência France Press.

Equipas de socorristas estão em busca de possíveis sobreviventes nas ruínas da aldeia de Okçular, uma das mais atingidas pelo terramoto.
A Turquia é um país com largos antecedentes de sismos mortíferos, dois dos quais, em Agosto e Novembro de 1999, causaram 20.000 mortos.
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, solicitou à comissáira para a Ajuda Humanitária, Kristalina Georgieva, que o mantivesse ao corrente da situação "para que possa ser mobilizada ajuda, se necessário".

Fonte: Notícias Mundo RTP                                             Cátia Beato

Sem comentários:

Enviar um comentário