domingo, 9 de janeiro de 2011

NASA adia lançamento de vaivém espacial Discovery

A agência espacial norte-americana (NASA) adiou ontem o lançamento do vaivém Discovery, previsto para 3 de Fevereiro, para uma data ainda a determinar. É preciso mais tempo para reparar o reservatório externo de combustível, justifica.

Tendo em conta o trabalho que ainda está por fazer no reservatório externo e a possibilidade de ter de fazer alterações suplementares, “foi tomada a decisão de adiar o lançamento que estava previsto para a janela temporal de 3 a 10 de Fevereiro”, escreve a NASA em comunicado.

Altos responsáveis da NASA e do programa espacial do vaivém deverão reunir-se na segunda-feira para avaliar os progressos das operações de reparação e decidir que medidas tomar.

Inicialmente, a NASA viu-se obrigada a renunciar ao lançamento do Discovery a 5 de Novembro devido a uma fuga de hidrogénio durante o abastecimento do reservatório externo. Depois de dois milhões de litros de hidrogénio e de oxigénio líquido a muito baixas temperaturas terem sido colocados no reservatório foi detectada uma fissura de 51 centímetros na espuma isoladora e várias falhas nas placas de alumínio reforçado. Por isso, a NASA adiou uma nova tentativa de lançamento para meados de Dezembro, antes de voltar a adiar para a data de 3 de Fevereiro para ter mais tempo de realizar testes, compreender as causas das fissuras e fazer as reparações necessárias.

O voo do Discovery levará seis astronautas a bordo e terá uma duração de onze dias. Será o 39º e o último para este vaivém, o mais antigo da frota da NASA. Em princípio, o último voo de um vaivém da NASA será efectuado pelo Endeavour, nunca antes de Abril. Tudo dependerá do lançamento do Discovery. Se o Congresso norte-americano desbloquear os fundos, poderá ser realizado um lançamento suplementar mais para o final deste ano.
Quando as naves norte-americanas não voarem mais, os Estados Unidos passarão a depender dos Soiuz russos para transportar os seus astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês). Pelo menos até que os veículos espaciais comerciais norte-americanos ou o sucessor dos vaivéns estejam prontos para assumir as missões, provavelmente depois de 2015.




Sofia Vieira


Sem comentários:

Enviar um comentário